Este texto nasceu da leitura atravessada de Favor fechar os olhos, de Byung-Chul Han. Não como resumo, mas como inspiração para pensar a experiência contemporânea do tempo. A leitura não oferece respostas ou conclusão. Abre uma ferida silenciosa: a sensação de estarmos vivendo muito, fazendo demais e, ainda assim, sem conseguir fechar nada.
Vivemos cercados de informação, produtividade e movimento, e mesmo assim algo essencial falta. Não é mais velocidade, mais dados ou mais eficiência. O que se perdeu foi a capacidade de concluir. E concluir não é apenas terminar tarefas. É dar forma ao tempo, instituir sentido, criar um fechamento que permita passagem. Quando essa capacidade enfraquece, o tempo deixa de fluir e passa a nos atropelar. A vida acelera, mas não avança.
Quando o tempo perde forma
O tempo contemporâneo se contrai. Tudo envelhece depressa, caduca antes de amadurecer. O presente deixa de ser duração e se reduz a um pico de atualidade. A aceleração, aqui, não é causa, é sintoma. O tempo se precipita porque perdeu suas escoras, seus marcos de início, meio e fim. Sem conclusão, ele não se organiza.
Esse colapso aparece em registros banais: a dificuldade de encerrar o dia, o sono inquieto, a sensação permanente de pendência, o pensamento que não desliga. O sujeito não descansa porque não conclui. Apenas apaga, e volta a acender no dia seguinte.
Informação não é narrativa
A informação se acumula, mas não se integra. Diferente da memória que narra, ela é aditiva, não conclusiva. Dados se empilham sem hierarquia e sem fechamento. Por isso, quanto mais informação circula, mais frágil fica o pensamento. Pensar exige silêncio, pausa e a capacidade de concluir. O excesso informacional produz fadiga, não lucidez. Não por acaso, a dificuldade de concluir caminha junto com o esgotamento emocional: sem fechamento, tudo se torna indistinto, inclusive a imagem que temos de nós mesmos.
O desempenho e o medo do limite
O sujeito contemporâneo foi treinado para produzir sem cessar, sob o imperativo do desempenho, não do sentido. Nesse regime, concluir se torna perigoso, porque encerrar implica limite. E sem limite o tempo de trabalho se totaliza, invade tudo, dissolve a fronteira entre trabalhar, descansar e viver. O repouso deixa de ser outro tempo e vira apenas combustível para a próxima jornada.
Por isso a desaceleração, sozinha, não resolve. Ela apenas retarda o mesmo tempo do desempenho. O problema não é a velocidade. É a ausência de um tempo qualitativamente diferente, um tempo que não sirva à produção.
O tempo do outro
O tempo que pode ser acelerado é o tempo do eu: mensurável, calculável, eficiente. É o tempo do desempenho, que isola e exaure. Mas existe um tempo que não se deixa acelerar, o tempo do outro. Ele exige presença, escuta e demora. É tempo de relação, não de produção, e por isso escapa à lógica do cálculo. Quando ele desaparece, sobram o narcisismo e a exaustão. É ele que reabre a possibilidade de encontro e de sentido.
Historicamente, era a festa, e não o mero descanso, que cumpria esse papel. A festa era conclusão: um tempo distinto, marcado por rituais que encerravam ciclos e inauguravam outros. Quando a fronteira entre o tempo do trabalho e o tempo do ritual se dissolve, resta apenas o tempo funcional, homogêneo e interminável. A vida perde densidade simbólica porque já não sabe terminar.
Concluir é um gesto ético
Quando não há formas de conclusão, o fim não desaparece. Ele apenas se torna intempestivo. O que não se encerra por forma termina por colapso, não por decisão, mas por ruptura. Um mundo que acelera sem concluir tende a terminar mal, não por falta de movimento, mas por falta de forma.
Concluir, então, não é luxo. É necessidade existencial. Encerrar um dia, uma conversa, um ciclo, uma fase, é permitir que o tempo respire e que o novo encontre lugar sem destruir o antigo. Talvez a tarefa mais urgente não seja produzir mais nem acelerar melhor, mas reaprender a concluir. Concluir para que algo faça sentido. Concluir para que o tempo volte a ter espessura.
Num mundo que já não sabe terminar, talvez fechar os olhos por um instante seja o primeiro gesto para que o tempo volte a existir.
Sobre
